segunda-feira, 6 de abril de 2009

TEMPO DE REAÇÃO




































MATERIAL: Cronometro e régua (30 cm)

você já tentou medir o tempo de queda de uma boa linha usando um cronometro comum? Se você nunca realizou esse experimento,tente e veja com é dificil obter resultados precisos.A razão dessa dificuldade está, no tempo de reação:existe um intervalo de tempo entre a percepção do inicio/funal do movimento e o acionamento do cronometro.Para evitar esse tipo de problema nos laboratorios,nas corridas,etc... Usamos cronometros com acioamentos através de sensores eletronicos,barreiras de infravemelho ,laser,etc..., muitisiimo perciosos.Mas voce tem ideia desse intervalo de tempo do nosso reflexo?Propomos,a seguir,dois experimentos para voce avaliar esse tempo de reação.

1ª experiencia

Ao ler este capitulo,voce deve ter notado a importancia de se realizar uma medida de tempo com a melhor precisao possivel.Em boa parte das experiencias que iremos realizar,não contaremos com instrumentos que possam medir o tempo,sem a nossa interferencia.Por exemplo, ao medir o tempo que um carrinho a pilha asta para se deslocar de um ponto a outro,podemos conter como auxilio de um cronometro,porem ele terá de ser acionado pela mao,tem a função de cronometro,medindo décimos,centésimos e até milésimos de segundos.

1. Forme um circulo, junto com 10 colegas, danda as mãos uns aos outros

2. Um dos alunos segura um cronometro( o seu colega deverá segurá-lo pelo braço)

3. no momento em que o relógio for acionado, o garoto que estiver segurando o aluno pelo braço deverá apertar a mão do que estiver à sua direita

4. Logo que o vizinho sentir o aperto de mão, deverá transmitir esse aperto para o outro colega a seu lado e assim, sucessivamente

5. Quando retornar à pessoa que segura o cronometro, ela deve pará-lo

R: No total gastamos 3 segundos com 6 pessoas o que da em media 0,5 s para cada pessoa

2ªexperiencia

Observe a seguinte experiencia,envolvendo,tambem,o problema do tempo de ração:

1. Um aluno A deve segurar uma régua pelo menos 30cm,na ponte dos deods,de tal modo que um segundo aluno B deverá ficar comas pontas dos seus deodos bem proximas do ponto zero da regua e pronto para segura-lo.

2. Assim que o aluno A liberar a regua,o aluno B tentará prende-lo entre os seus dedos,deixando -a percorre a menor distancia possivel

3.Repita a experiencia umas tres vezes e tire a media dos resultados

R: 1º a régua percorreu 23cm com 0,3s
2º a régua percorreu 26cm com 0,6s
3º a régua percorreu 20cm com 0,4s

Tempo de Reação: 1º: 2,16s
2º:2,30s
3º:2,02s

Um comentário: